Dicas para seu exames

Aqui você encontra dicas e informações importantes
para a realização correta do seu exame.

Para que os seus exames laboratoriais possam ajudar na avaliação da sua saúde, alguns aspectos devem ser considerados a fim de evitar alterações em seus resultados.

Sua participação é muito importante, sua colaboração pode determinar a confiabilidade do seu teste laboratorial, por isso você deve seguir as orientações abaixo.

Jejum e Fumo

A ingestão de alimentos geralmente ocasiona alterações nos exames laboratoriais. A água não quebra o jejum, mas convém tomá-la com moderação, pois o excesso pode interferir nos exames de urina e também em alguns exames de sangue, como a Dosagem de Sódio. Alguns exames necessitam de um jejum entre 8 a 12 horas, porém, ultrapassar esse limite também pode interferir nos resultados.
Antes de realizar exames não se deve fumar, em especial para o exame de curva glicêmica.

Para exames de sangue como ferro sérico, a coleta deve ser realizada pela manhã, pois o resultado pode variar no decorrer do dia.

Álcool e Exercícios

O consumo de bebida alcoólica e a realização de exercício físico intenso podem alterar significativamente os resultados de exames, especialmente os resultados de triglicérides e frações do colesterol.
Portanto, o ideal seria não ingerir bebidas alcoólicas 3 dias antes de fazer o exame, e evitar exercícios físicos intensos, 24 horas antes.

Urina

Para a cultura de urina, colher a primeira urina do dia. Lavar com água e sabão neutro os genitais externos. Urinar desprezando o primeiro jato e a seguir dentro do frasco. Enviar a urina imediatamente ao laboratório.